A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na tarde desta quinta-feira (17), o Ecoponto na Rua Lourenço Molinero, na Vila Isabel, bairro da Zona Leste do município, em uma área que estava abandonada, há muitos anos, e era alvo de descarte irregular de entulhos.
Esse é o quarto Ecoponto implantado na cidade de Sorocaba pelo atual Governo. O primeiro foi entregue na Vila Helena; o segundo foi instalado no Cajuru e o terceiro foi inaugurado no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, todos de 2021 para cá.
Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), a iniciativa municipal faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e conta com a parceria da empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) para a sua implantação na Vila Isabel. Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou toda a sinalização viária do entorno.
O objetivo do Ecoponto é oferecer um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade, além de promover a reciclagem desses materiais.
Diferentemente dos antigos Ecopontos que existiam em Sorocaba, o espaço, agora, é todo cercado, tem controle de acesso dos cidadãos, recepção, contêiner com banheiro, iluminação em LED e paisagismo. O espaço, que possui 1.200 m², conta com uma caçamba de 25 m³ e quatro caçambas de 5 m³ para o descarte correto dos resíduos, além de mais quatro contentores, para a coleta de recicláveis, com previsão de captação de 1.000 m³ de resíduos, por mês.
“Sorocaba agora possui locais adequados para o descarte de entulhos, totalmente projetados para que a higiene desses espaços seja mantida e a segurança dos munícipes seja preservada. Fico muito feliz de realizar mais esta inauguração e de estar com vocês, aqui. Agora, este é um espaço fechado, monitorado, equipado e com vigia, tudo para que não seja apenas um local de descarte, como era antigamente. Já fizemos e estamos operando locais como esse, em outros bairros da cidade, e tem dado muito certo”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga, presente no ato de inauguração.
As pessoas poderão depositar gratuitamente no local até 1 m³ de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a, aproximadamente, cinco carrinhos de mão. A Serpo destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa fará a devida triagem dos resíduos recebidos, para dar o destino adequado e ambientalmente correto.
“Agradeço à toda a equipe da Serpo pelo excelente trabalho em proporcionar esse espaço seguro e limpo à população. Até o momento, mais de 3.000 viagens, com caminhões lotados de entulhos, já foram retirados dos Ecopontos já existentes na cidade para o Aterro de Inertes, para a devida reciclagem”, afirmou o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.
Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Serpo, a solenidade contou também com a presença da secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno e, representando a Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Fernando Dini. Já, a CSA esteve representada pelo engenheiro José Francisco Mazzotti.
Serviços gratuitos à população
A população que prestigiou o ato de entrega do Ecoponto na Vila Isabel pode contar, ainda, gratuitamente, com diferentes atividades oferecidas no local. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) levou à comunidade os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e de agências de empregos.
Quem igualmente participou do evento foi a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), que levou ao público a temática do consumo consciente de água e do combate ao desperdício. Além disso, a Urbes – Trânsito e Transportes esteve no local com a entrega de material informativo sobre educação no trânsito.
A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, promoveu uma exposição, da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate às doenças (arboviroses) que potencialmente podem ser transmitidas em locais onde há depósito de entulhos. Já, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) entregou materiais de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a Secretaria de Cultura (Secult) esteve presente, com sua Gibiteca Itinerante, disponibilizando livros e gibis para leitura dos munícipes presentes.
Fotos: Michelle Alves e Renan Tonet/Secom