O Brasil é um dos maiores praticantes de esportes do mundo. Como revelado em 2020, mais de 36% da população — quase 80 milhões de pessoas — praticam algum tipo de atividade física, sendo esta geralmente um esporte.
Mas quais são os fatos esportivos mais interessantes sobre o nosso país? Vejamos.
O esporte é estimulado desde cedo
Já de longa data, é obrigatório o curso de educação física nas escolas municipais e estaduais brasileiras. Isso quer dizer que brasileiros e brasileiras são expostos ao esporte desde criança.
Os esportes mais ensinados nas escolas são:
- futebol
- vôlei
- basquete
- handebol
Além dos benefícios para a saúde, a prática dos esportes desde cedo serve para desenvolver o espírito de companheirismo, as habilidades sociais e os valores éticos da criançada. E, claro, traz sempre muita diversão.
O Brasil tem uma indústria esportiva enorme
A movimentação da indústria esportiva brasileira é de mais de 30 bilhões de dólares anualmente, o que equivale a quase 2% do PIB nacional.
Isso, claro, sem falar em absurdidades como os US$ 220 bilhões gastos organizando a Copa de 2014.
No entanto, essas cifras altas não refletem a realidade da maioria dos esportistas profissionais, que enfrentam dificuldades em conseguir patrocínio e incentivos. E mesmo no mais alto nível, os salários no Brasil não se comparam com os oferecidos lá fora.
Neymar é conhecido por faturar bem, mas é o único brasileiro no ranking dos futebolistas mais bem pagos do mundo. Sendo assim, não é de espantar que os melhores esportistas brasileiros acabem jogando por clubes estrangeiros.
Apostar em esporte é coisa de brasileiro
A regularização recente das casas de apostar no Brasil veio em boa hora, porque os brasileiros estão entre as populações que mais gostam de apostar. Em 2022, a indústria de apostas no país chegou a mais de 1 bilhão de dólares.
E não é só no futebol que os brasileiros apostam. Através de aplicativos usados no mundo todo, como o da Parimatch (https://br.parimatch.com/pt/androidapp), vemos milhões de brasileiros apostando em tudo: de vôlei ao futebol americano, Fórmula 1 e até eSports.
O Brasil tem destaque mundial
Com 150 medalhas olímpicas, é o 26° na lista de medalhistas olímpicos e se posiciona no ranking mundial em esportes como o vôlei, natação, tênis de mesa e judô. Mas é no futebol que o país se posiciona como potência global, sendo o único a ter conquistado a Copa do Mundo 5 vezes.
O Brasil é também conhecido como a casa de alguns dos maiores esportistas de todos tempos, incluindo Ayrton Senna, a lenda do Fórmula 1, e Pelé, reconhecido no mundo todo como o maior jogador de futebol de todos os tempos — e tendo sido até considerado o maior esportista do século vinte.
O país já hospedou os maiores eventos do esporte
O Brasil foi o único a hospedar tanto a Copa do Mundo (2014) quanto a Olimpíada (2016) na mesma década — para ser mais preciso, com apenas 2 anos de distância entre um evento e outro.
Entre os campeonatos mundiais realizados no Brasil, temos campeonatos de vôlei, judô, natação e mesmo esgrima.
O Brasil também domina em esportes menos comuns
Pensou em surf? Pensou no Brasil. Com mais de 3 milhões de praticantes, o país representa uma parcela significativa dos 23 milhões de entusiastas do esporte aquático no mundo.
Também no skate o Brasil se destaca — ainda em 2019 o país já tinha quase 9 milhões de skatistas, um número que deve disparar ainda mais no futuro próximo.
Com uma costa muito grande e um litoral ameno, bom para a prática da vela, temos aí outro esporte onde o Brasil é referência, com nomes como Robert Scheidt, que 15 vezes foi campeão mundial em iatismo e é o segundo atleta brasileiro com maior número de medalhas em competições mundiais.
Na televisão, quase toda a atenção vai para 5 esportes
O futebol domina a televisão, com mais de 60% do tempo de transmissão esportiva do país, mas outros esportes também cobram parcelas grandes da atenção dos telespectadores brasileiro. Os esportes mais assistidos são:
- Futebol
- Fórmula 1
- UFC
- Vôlei
- Tênis
O esporte faz parte da identidade brasileira
O país do futebol é também para muitos o país do esporte. Por ser uma mistura heterogênea de etnias e culturas, o Brasil precisou forjar uma identidade que não dependesse tanto de fatores como a história e os antepassados comuns.
Foi aí que entrou o futebol, ajudando a criar laços e a unir o povo brasileiro. O jogo da bola é visto como um fator essencial do que é ser brasileiro. Mais de 68% da população brasileira acompanha o jogo de perto, e inclusive 44% dos fãs do futebol são mulheres, como apontam pesquisas recentes.
Mas não só o futebol — também outros esportes são parte da cultura brasileira, e alguns, como o jiu-jitsu brasileiro e a capoeira, tiveram inclusive parte de sua origem aqui.
Conclusão
O esporte ocupa um espaço importante no dia a dia no Brasil. É lazer para milhões, é profissão para muitos outros, é paixão para boa parte da população. E é também um jogo fortemente ligado à nossa história e identidade. A cultura esportiva no Brasil representa um pedacinho — mas um pedacinho muito querido — do que significa ser brasileiro.