ESPORTES

ESPECIAL SÉRIE D: Debutantes garante acesso e América-RN conquista título inédito


ESPECIAL SÉRIE D: Debutantes garante acesso e América-RN conquista título inédito

Pouso Alegre-MG, São Bernardo-SP e Amazonas-AM também irão jogar a Série C em 2023

Por isso, o Portal Futebol Interior preparou um especial, como é tradição em todo final do ano, para você internauta ficar por dentro dos principais destaques de como foi essa última edição da Série D

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 24/12/2022

Debutantes garante acesso e América-RN conquista título inédito (Foto: Breno Babu/CBF)

Campinas, SP, 23 (AFI) – Sábado e véspera de Natal, nada melhor que começar o dia relembrando como foi uma das principais competições disputadas em 2022 no Brasil: o Campeonato Brasileiro da Série D, que teve o América-RN como campeão inédito. Ao lado dele, subiram para a Série C de 2023: Pouso Alegre-MG, São Bernardo-SP e Amazonas-AM.

Por isso, o Portal Futebol Interior preparou um especial, como é tradição em todo final do ano, para você internauta ficar por dentro dos principais destaques de como foi essa última edição da Série D. Desde os times que decepcionaram, os que conquistaram o acesso, artilheiros e muito mais.

RESUMÃO DOS ACESSOSEntão vamos começar pelo grande campeão América-RN, que conquistou seu primeiro título nacional e irá voltar para a Série C depois de seis anos, já que a última vez que disputou a terceira divisão nacional foi em 2016. Na primeira fase não fez uma campanha brilhante, terminando na segunda colocação do Grupo 3, com 24 pontos, com seis vitórias, seis empates e duas derrotas em 14 jogos.

São Bernardo FC representou bem o futebol paulista

Mas, depois embalou no mata-mata, passando por Jacuipense-BA na segunda fase, Moto Club-MA nas oitavas, Caxias-RS nas quartas, até chegar a semi com o São Bernardo e bater o Pouso Alegre na final. Contra o Caxias-RS, último jogo antes do acesso, a conquista da vaga foi drámatica, um dos grandes marcos desta campanha.

Falando no vice-campeão Pouso Alegre, que conquistou o acesso inédito nesta Série D logo no ano em que debutou em competições nacionais, foi o time mineiro um dos principais responsáveis por deixar o tradicional Paraná sem divisão em 2023. Isso porque, venceu os paranaenses nas oitavas de final e consequentemente, ficaram sem vaga na próxima edição. O Pousão fez uma boa primeira fase, liderando o Grupo 6, depois também engrenou na reta final.

Outro time que conquistou o acesso logo em sua primeira paticipação na Série D foi o Amazonas-AM. O time manauara foi líder do Grupo 1 com apenas uma derrota em 14 jogos, depois passou por Juventude Samas-MA, Lagarto-SE e Portuguesa-RJ, no mata-mata, mas caiu para o Pouso Alegre na semi.

De forma inédita, quem também subiu, representando muito bem o futebol paulista, foi o São Bernardo FC. Na primeira fase, ficou 12 jogos, ou seja, 1.194 minutos sem sofrer gols, que acabou apenas na penúltima rodada contra o Paraná. Os outros paulistas, Inter de Limeira e Ferroviária caíram logo na primeira fase, assim como o Oeste, que até passou de fase, mas caiu para o Caxias-RS nos pênaltis logo na sequência.

Amazonas FC fez bonito no ataque nesta Série D

DECEPÇÕESAlém do Paraná, já citado acima, Santa Cruz-RN e Náutico-RR podem ser colocados como as grandes decepções da Série D. O tradicional time pernambucano até se classificou na primeira fase, na ‘bacia das almas’, passou pelo Retrô-PE nas oitavas, mas na sequência foi eliminado pelo Tocantinópolis-TO, nas oitavas, ficando mais um ano longe das principais divisiões nacionais.

Já o Náutico-RR foi o lanterna dentre 64 times que disputaram a primeira fase, com apenas cinco pontos somados em 14 jogos disputados. A equipe de Roraima levou goleadas de 6 a 0 do Amazonas, 8 a 0 do Porto Velho e 10 a 2 do Trem-AP e saiu como o verdadeiro saco de pancadas.

OUTROS DESTAQUESAlém de ter conquistado o acesso, o Amazonas-AM teve um ataque poderosérrimo. Prova disso, é que os três principais artilheiros da competição saíram do time amazonanse. Rafael Tavares e Ítalo, ambos com 11 gols, foram os goleadores. O meia Franklin chegou perto, com dez gols marcados. Ao todo, apenas o trio, marcou 32 gols.