Sistema já conta com 7.952 usuários cadastrados e mais de 17 mil viagens realizadas.
O novo modelo do sistema Integrabike, implementado pela atual Administração da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, completou seis meses de operação nesta terça-feira (3). O serviço de retirada e devolução de bicicletas públicas compartilhadas, gratuito para a população e integrado com a rede de transporte coletivo da cidade, começou a funcionar no dia 3 de julho de 2022 e já conta com 7.952 usuários cadastrados.
O sistema, mais moderno e com uma série de inovações em relação ao anterior, opera com todas as suas 15 estações previstas: Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis, Parque do Campolim, Avenida Dom Aguirre (ao lado do Terminal São Paulo), Terminal Santo Antônio, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), Wanel Ville, Praça Los Angeles, Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), Maria Antônia Prado, Shopping Cidade Sorocaba, Casa do Cidadão Ipanema e Avenida Ipanema (Rua Comendador Genésio Rodrigues).
Todas as estações estão equipadas com câmeras de videomonitoramento. São 315 vagas de parada e um total de 210 bicicletas (165 adulto – aros 24 e 27) para empréstimo, sendo 45 delas com tamanho reduzido (aro 20), para uso infantil. As bicicletas têm design ergonômico e durável, câmbio manual, sistema antifurto, além de defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED.
O Integrabike é operado pela Mobhis Automação Urbana Ltda., empresa especializada nesse tipo de serviço, que venceu a licitação realizada pela Urbes. “Com essa modernização e retomada, conseguimos garantir um serviço cada vez melhor à população. O Integrabike é uma ótima opção de mobilidade urbana ao sorocabano, seja para o lazer ou a locomoção no dia a dia”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
Dados operacionais
Desde que foi retomado pela atual Administração, o Integrabike já registrou mais 17.363 viagens (15.302 com bicicletas adultas e 2.061 com infantis), o que representou, em novembro, uma média de 131 viagens por dia. Os usuários cadastrados já rodaram, ao todo, 106.936 quilômetros nas ciclovias da cidade.
A média de viagens diárias vem crescendo de forma contínua, pois, no mês de outubro, foi de 109, o que significa um aumento de 20% na utilização, em comparação com o mês anterior, mostrando que o público vem, a cada mês, utilizando mais o sistema. Em setembro passado, eram 3.776 usuários cadastrados.
“A Urbes monitora todo o sistema, juntamente com a empresa contratada, a fim de, se necessário, realizar intervenções para melhoria contínua”, informa o diretor-presidente da Urbes.
As estações com mais utilização são: Parque das Águas, Paço Municipal, Avenida Dom Aguirre (ao lado do Terminal São Paulo) e Los Angeles, nesta ordem. As bicicletas podem ser emprestadas no período das 5h às 22h59, mas, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, 24 horas por dia. O tempo de utilização é de até uma hora e o prazo médio, por usuário, tem sido de 30 minutos.
Cadastro e aplicativo
Para ter acesso ao serviço do Integrabike, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.
Depois, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, que está disponível pelo site https://[email protected]. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora poder ser feito diretamente pelo WhatsApp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: @integra.bike.
No caso de menores de 18 anos, eles também podem fazer uso do Integrabike, desde que a retirada da bicicleta, em uma das estações, seja feita por um adulto responsável e cadastrado no sistema.
O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), mais funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras.