Ícone do site SAO BERNARDO FUTEBOL CLUBE

Dorival ‘arruma a casa’ ou não tem chance na final da Copa do Brasil

Por SERGIO CAVALHO

Campinas, SP, 5 (AFI) – Dorival Júnior tem 12 dias para arrumar seu time para os dois jogos (17 e 24) contra o Flamengo, pelas finais da  Copa do Brasil 2023.  Se não conseguir, a chance do São Paulo ser campeão deste importante torneio, é zero.  Faço essa observação porque não perdi nenhum jogo do Tricolor nas últimas semanas, seja pelo Brasileirão, seja pela Copa Sul-Americana.

Na maioria destas partidas, o Tricolor paulistano jogou um futebol deficiente, levou gols inaceitáveis e mostrou que tem sérias dificuldades para fazer gols. Também vi péssimas exibições do Flamengo pelo Brasileiro e pela Copa Libertadores, e fiquei decepcionado com a produção daquele que, em tese, tem o melhor elenco do País.

Mas a última exibição rubro negra contra o Botafogo, líder do campeonato, me encantou. O time de Jorge Sampaoli deitou e rolou e até mereceu ganhar a partida por maior diferença de gols. Isso vem provar que o Mengão continua muito forte e é sim um adversário muito perigoso para o São Paulo, na briga por um título que o Tricolor paulista jamais ganhou. 

Numa comparação do que o São Paulo produziu nos últimos jogos e o que o Flamengo produziu diante do Botafogo, a diferença é brutal em favor do rubro negro carioca. Fiquei com a impressão de que, jogando o que o fez no sábado passado, o Mengão passa por cima do São Paulo feito um trator, sem nenhum exagero de nossa parte.

E tem mais. O Flamengo, se for bem escalado (muitas vezes Sampaoli inventa e prejudica seu time) e puder contar com Arrascaeta e Gabigol, dificilmente vai perder para o São Paulo, cujo futebol não consegue encantar nem seus torcedores mais fanáticos. Diria até que o melhor time que Dorival Júnior poderá montar, é inferior a equipe que Sampaoli pode escalar. Por isso, é que eu cobro de Dorival um trabalho sério e objetivo e diferenciado. 

PRODUZIR MAIS
É preciso que o técnico consiga tirar do atual elenco tricolor, o máximo que seus jogadores podem produzir. Mas se mostrar o futebolzinho de seus últimos jogos, o São Paulo tem produzido, não dá para comparar com aquele que vi o Flamengo jogar no sábado passado, no Maracanã. Lógico que, de repente, Sampaoli, que é um técnico que mexe muito na escalação de sua equipe, pode mudar tudo e não escalar o que tem de melhor no elenco.

Aí a possibilidade do tricolor vencer aumenta. Mas se o técnico argentino mantiver a base da equipe que jogou contra o Botafogo, ainda reforçada por Arrascaeta e Gabigol, acho que o São Paulo não terá forças para segurar o rubro negro carioca, seja no jogo do Maracanã, seja no do Morumbi.  A esperança é que Dorival Júnior surpreenda no esquema tático e na escalação do time e surpreenda o Flamengo. Caso contrário, o time carioca vai levantar o caneco de novo e o tricolor paulistano vai só aplaudir. Torço para que não seja assim…

Confira também:




Sair da versão mobile