Campinas, SP, 29 (AFI) – Desde 2020, a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro é disputada em formato de quadrangular, onde são formados dois grupos de quatro times, e os dois melhores de cada chave garantem o acesso à Série B. Já os líderes de cada chave se enfrentam na final.
No chamado “quadrangular do acesso”, os times se enfrentam dentro de suas chaves, em jogos de ida e volta. Na atual edição, o Grupo 1 é formado por Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Remo, enquanto o Grupo 2 conta com Athletic-MG, Ferroviária, Ypiranga e Londrina.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
QUAL A MÉDIA DO ACESSO?
Desde o retorno do quadrangular, as pontuações dos times que garantiram o acesso variaram. Nesta fase, até então, nenhum time venceu todos os três jogos em casa, enquanto dos nove invictos em seus domínios, apenas Figueirense, em 2022, e São Bernardo, em 2023, não subiram.
O Portal Futebol Interior separou as pontuações dos clubes que conquistaram o acesso desde o novo formato. Confira:
2020
Remo – 10 pontos (finalista)
Vila Nova – 10 pontos (finalista)
Brusque – 9 pontos
Londrina – 9 pontos
2021
Ituano – 13 pontos (finalista)
Tombense – 11 pontos (finalista)
Novorizontino – 9 pontos
Criciúma – 9 pontos
2022
Mirassol – 12 pontos (finalista)
ABC – 12 pontos (finalista)
Botafogo-SP – 10 pontos
Vitória – 9 pontos
2023
Brusque – 13 pontos (finalista)
Amazonas – 12 pontos (finalista)
Paysandu – 10 pontos
Operário-PR – 7 pontos
RÉGUA ALTA
Segundo o portal “Chance de gol”, devido ao desempenho dos oito classificados na primeira fase, a pontuação média para o acesso deve ser um pouco maior na atual temporada.
De acordo com o site, que calcula probabilidades desde 1999, com 11 pontos, as equipes possuem 99,9% de chances de acesso, enquanto precisam de ao menos 14 pontos para garantir vaga na final.