São Bernardo do Campo, SP, 11 (AFI) – São Bernardo e ABC-RN se enfrentam neste domingo (13), às 16h, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, pela 1ª rodada do Brasileiro da Série C. O mandante chegou até as quartas de final do Paulistão, sendo eliminado pelo Palmeiras. Já o time nordestino perdeu a final do Campeonato Potiguar para o rival América-RN.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
No ano passado, os dois clubes disputaram o Brasileiro da Série C. O ABC não passou da 1ª fase, terminando na 14ª colocação, enquanto que o São Bernardo se classificou para o quadrangular final, mas acabou em último lugar (4º) no seu grupo.
Na edição 2025, os 20 clubes jogarão entre si em turno único (19 rodadas), os quatro últimos colocados serão rebaixados para a 4ª Divisão de 2026 e os oito primeiros se classificam para dois grupos com quatro times cada. Dentro das chaves, partidas de dois turnos e os dois primeiros lugares garantem o acesso para a Série B do ano que vem.
SÃO BERNARDO
Mesmo com a eliminação nas quartas de final do Paulistão, a diretoria renovou o contrato do técnico Ricardo Catalá, que preparou o time com mais de um mês de antecedência para o Brasileiro da Série C. Até o momento são seis reforços contratados: lateral-esquerdo Jeferson Silva (Altos-PI), zagueiro Caio Garcez (Corinthians Sub-20), meia Dudu Miraíma (Noroeste) e atacantes Pedro Felipe (Noroeste), Henry (Oeste) e Sillas (Velo Clube).
No estádio 1º de Maio, o aproveitamento do São Bernardo é de 47,6% com: três vitórias, um empate e três derrotas. O clube do ABC Paulista irá disputar o Brasileiro da Série C pelo terceiro ano consecutivo e nas edições anteriores, passou da 1ª fase, mas ainda está em busca de seu primeiro acesso à Série B.
ABC
Além do vice-campeonato no estadual do Rio Grande do Norte, o ABC já foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Olaria-RJ. A última partida oficial do clube foi há mais de um mês, na decisão do Potiguar contra o rival América-RN (derrota por 1 a 0). No último sábado (5), a equipe fez um amistoso em Pernambuco, diante do Santa Cruz-PE e venceu por 1 a 0.
Com a permanência do técnico Evaristo Piza, o ABC contratou até o momento nove reforços: zagueiros Octávio (Capivariano) e Renato Vischi (Primavera); lateral-direito Lucas Mota (Portuguesa-RJ), volante Lucas Gonçalves (Floresta-CE), meias Jonatha Carlos (Grêmio Prudente) e Carlos Eduardo (Capivariano); e atacantes Matheus Martins (Avenida-RS), Danilo Mariotto (Botafogo-PB) e Bruno Leite (Botafogo-PB).