Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 10 (AFI) – Essas derrapadas da Ponte Preta já implicaram na perda de duas posições neste final de semana.
Com a derrota por 2 a 1 para o Botafogo da Paraíba, ela caiu da segunda para a quarta posição nesta Série C do Brasileiro.
Foi superada por Náutico e São Bernardo, que neste domingo ganharam de Londrina e Retrô por por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, em campos dos adversários.
Agora, ambos subiram para 29 pontos e já asseguraram antecipadamente classificação à segunda fase da competição.
FLORESTA, BRUSQUE E YPIRANGA
A vitória inconvincente do Floresta sobre o Tombense por 1 a 0, com subida a 24 pontos, não o credencia como candidato à classificação, considerando-se a sequência nesta reta de chegada da fase.
Vai enfrentar Confiança e Figueirense fora de casa, e por fim recepcionará o São Bernardo.
A derrota do Brusque para o Anápolis por 2 a 1, que o mantém com 22 pontos, sinaliza que minguaram-lhe as chances de vaga, considerando-se que depois de receber o Londrina terá que sair para enfrentar Caxias e CSA.
O Ypiranga será capaz de recuperar os pontos que tem perdido quando enfrentar, pela ordem, Botafogo (c), Ituano (f) e Figueirense (c)?
Como não dá para cravar o instável Ituano no bolo de quem briga tecnicamente com chances, que fique fora da projeção, embora tenha conquistado 20 pontos.
GUARANI: GANHAR TODAS
Considerando que Caxias, Náutico, São Bernardo, Ponte Preta e Londrina já encaminharam classificação, tem-se que considerar que três vagas estão abertas.
Nesta suposta projeção, por ora os candidatos mais diretos a elas seriam CSA, Guarani, Confiança e Maringá, que soma 17 pontos e joga as suas últimas possibilidades de entrar no páreo nesta segunda-feira, ao visitar o Figueirense.
Isso indica que se o Guarani ganhar todos os seus três jogos e chegar aos 29 pontos terá chances reais de classificação.
CONFIANÇA E CSA
Paradoxalmente, é plenamente possível o Guarani conquistar vitórias contra ABC e Tombense, mesmo fora de casa, mas pode-se esperar dificuldade até maior contra o Confiança, mesmo com a partida programada para Campinas.
Hoje, ambos tem 20 pontos e, afora o confronto direto, o time sergipano vai recepcionar Floresta e Retrô.
O recente histórico do Campinense é de sete jogos sem derrota, com registro de três vitórias e quatro empates.
Em relação ao CSA, com 21 pontos, daria um salto na hipótese de vencer o Itabaiana na noite desta segunda-feira, em Sergipe.
Na sequência fará dois jogos seguidos em casa contra Ituano e Ponte Preta, para completar a fase na condição de visitante diante do Retrô.
VEJA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO !