São Bernardo do Campo, SP, 21 (AFI) – Com gol de João Carlos, de pênalti, no último lance, o São Bernardo venceu o Ypiranga-RS por 1 a 0 nesta segunda-feira, pela 18ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com a vitória no apagar das luzes, o time paulista fecha o G8 e depende só de si para avançar para a segunda fase do torneio nacional.
Com o resultado, o São Bernardo chegou a 28 pontos, em oitavo lugar e, por ironia do destino, tem o duelo direto com o Náutico, nono colocado, com 26, na última rodada. O time paulista pode até empatar no sábado, às 16h00, nos Aflitos, que mesmo assim fica com a vaga na próxima fase.
Já o Ypiranga é o 12º colocado, com 23 pontos, sem chances matemáticas de classificação. O time gaúcho irá cumprir tabela na última rodada, contra o Botafogo-PB, também no sábado às 16h00, no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS).
ABAFA DO TIGRE
Precisando da vitória para se consolidar no G-8, o São Bernardo foi para cima do Ypiranga nos minutos iniciais. Atacando pelos lados e fazendo proveito da bola aérea, por pouco o time paulista não abre o placar com Matheus Oliveira. O meia pegou a sobra e mandou uma bomba para o gol, mas parou no goleiro gaúcho. Os donos da casa levavam uma leve superioridade na posse da bola e não deixavam o adversário crescer.
O São Bernardo também tirava proveito dos contra-ataques. Matheus Oliveira avançou livre de marcação e arriscou de fora da área e, novamente, parou no goleiro adversário.Na reta final, o jogo caiu de ritmo. Se poupando para a segunda etapa, o São Bernardo trocou passes na defesa, enquanto o Ypiranga ficou na retaguarda. Já nos acréscimos, o escanteio de Romisson saiu com efeito e por pouco o meia não marcou olímpico.
GOL ANULADO
Na segunda etapa, o São Bernardo seguiu dominando e até chegou a balançar as redes com João Carlos, porém foi anulado por impedimento. Vale lembrar, que o VAR não está sendo utilizado na primeira fase da Série C. O lance assustou o Ypiranga, que se viu na obrigação de sair para o jogo, mas abusou dos erros de passes, facilitando a vida da defesa paulista.
Imprimindo um bom ritmo, o São Bernardo novamente parou no goleiro Edson, que salvou o Ypiranga, ao defender o chute de Romisson, à queima roupa. Na reta final, o time paulista acuou o adversário no campo de defesa e teve uma nova chance com Hugo Sanches, que chutou sem direção.
A BOLA PUNE!
Nos acréscimos, o Ypiranga se abdicou de jogar e, com cera, obrigou a arbitragem a dar 10 minutos de acréscimos. Já dizia o ditado, a bola pune. No último lance. Lucas Tocantins foi derrubado por Edson. João Carlos chamou a responsabilidade, deslocou o goleiro e decretou a vitória do São Bernardo, aos 55 minutos, no apagar das luzes.
Confira também: