NOTÍCIAS

Casares está certo, São Paulo prejudicado

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 4 (AFI) – Considero o nível da arbitragem brasileira um desastre. Árbitros despreparados, escalas mal feitas e falta de responsabilidade da CBF e das Federações. Acho que já passou da hora daqueles que dirigem o futebol do Brasil, fazerem uma triagem nos seus departamentos de árbitros, transformando o juiz num verdadeiro profissional da área. E até criar um regulamento que exija que os homens do apito se dediquem semanalmente ao preparo físico e a releitura das regras do jogo para evitar que casos como o do clássico entre São Paulo e Palmeiras, voltem a acontecer.

No clássico aconteceram dois erros crassos do árbitro Matheus Delgado Candançãn, que deixou de marcar um pênalti claro de Piquerez sobre Luciano e deixou de expulsar o volante Richard Rios, que deu com os cravos de sua chuteira na perna direita do volante Pablo Maia e merecia cartão vermelho. O árbitro não encarou desta forma e deixou o jogo prosseguir.

DESABAFO DE CASARES
Irritado com esses erros, o presidente Julio Casares, do São Paulo, deu entrevista dura após a partida, e denunciou que, além destes dois erros que ocorridos no jogo diante do Verdão, outros aconteceram nas partidas anteriores. Pediu “respeito ao clube” e garantiu que, se o presidente da FPF não resolver já esse problema, vai apelar até para órgãos superiores em defesa dos interesses de seu clube.

Com o empate no clássico, o Palmeiras firmou-se como clube de melhor campanha no campeonato, enquanto o São Paulo vai precisar vencer o Ituano domingo que vem e esperar tropeços de Novorizontino ou São Bernardo, para evitar sua desclassificação para as quartas-de-final do Paulistão.

ABEL FERREIRA NA MIRA
Casares denunciou também que Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, costuma “apitar” os jogos à beira do gramado. E que isso também precisa acabar. Mais um problema para o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, resolver. E precisa fazer isso com urgência.

Tenho notado mesmo o baixo nível da arbitragem no Campeonato Paulista e isso não pode continuar. Reinaldo precisa chamar o responsável pela arbitragem na sua Federação e combinar uma maneira de resolver essa deficiência crônica do Paulistão. Caso contrário, outros erros vão acontecer, e clubes que nada tem a ver com isso vão acabar sendo prejudicados.

DESABAFO PESADO, MAS JUSTO
E em tempo: acho que o desabafo de Júlio Casares foi pesado, mas justo. Seu time foi mesmo muito prejudicado. Numa dessas, o bom relacionamento com o Palmeiras foi para o espaço. Leila Pereira, presidente do Verdão, depois de tudo que aconteceu no Morumbis, certamente não vai mais procurar o São Paulo para emprestar o seu estádio ou para discutir problemas do futebol brasileiro.

É por isso que apelo ao presidente Carneiro Bastos para resolver esse problema com urgência. Caso contrário, o Paulistão, que ia tão bem, é que vai sofrer as consequências. Seria lamentável.