NOTÍCIAS

Na semifinais do Paulistão, Novorizontino e Bragantino querem repetir ‘final caipira’ de 1990

Bragança Paulista, SP, 27 (AFI) – Dentre as muitas coisas que marcaram aquela muito lembrada final do Paulistão-1990, talvez a principal delas tenha sido a postura dos dois clubes envolvidos – os extintos Grêmio Esportivo Novorizontino e o Clube Atlético Bragantino, respectivamente das cidades interioranas Novo Horizonte e Bragança Paulista –, com a atitude de assumirem realmente a condição de caipiras.

Aquela impressionante maneira com que os habitantes/torcedores das duas citadas cidades passaram a viver naquela época do mata-mata da final, trajando nos dias dos jogos vestes de verdadeiros caipiras, ou seja, roupas com remendos e os marcantes chapéus de palha ficou difícil de esquecer.

Daí surgiram, principalmente em Novo Horizonte, faixas com palavras costumeiramente usadas pelos caipiras. E uma delas, talvez a mais marcante foi esta: “Abra o zóio côs caipira!”, presente nos estádios dos dois duelos finais – o Dr. Jorge Ismael de Biasi – Jorjão, do Tigre do Vale; e o Marcelo Stéfani, hoje Nabizão.

E de uma certa forma, 34 anos depois da final aqui citada, os dois clubes atuais de Novo Horizonte e Bragança Paulista, respectivamente Grêmio Novorizontino SAF e Red Bull Bragantino, estão vivendo a possibilidade de fazerem outra “Final Caipira”.

É que ambos estão na fase semifinal da atual edição do Paulistão e, no meio da próxima semana, no jogo único desta fase, podem ganhar vaga para o mata-mata da fase final.
Na quarta-feira (27/03), a partir das 20h30, na Néo Química Arena, em São Paulo, com mando do adversário Santos Futebol Clube, o Red Bull Bragantino tentará chegar à fase final.

E, no dia seguinte (quinta-feira, 28/03), o Grêmio Novorizontino SAF tentará garantir a presença na disputa do título, brigando pela vaga com a Sociedade Esportiva Palmeiras, na Arena Allianz Parque, a partir das 21h35min.

Portanto, com toda certeza, independentemente das boas condições que chegam para estas semifinais o Peixe e o Verdão, será muito sábio se estes respeitarem os dois clubes do interior e, aceitando, também agora, aquele importante conselho constado naquela citada faixa exibida em 1990: “Abra o zóio côs caipira!”.

Naquela época, na fase anterior da final, o Massa Bruta ficou à frente do São Paulo e o Tigre do Vale do Verdão.
Agora, na edição do atual Paulistão, o Red Bull Bragantino, na fase de grupos, já superou o Santos Futebol Clube, apesar de que a vitória, por 1 a 0, ocorreu no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

E, por sua vez, o Grêmio Novorizontino já derrubou três dos chamados gigantes do futebol paulista, na fase de grupos: Corinthians e Santos, nos domínios destes – ou seja, 1×3 na Néo Química Arena; e 0x2 na Vila Belmiro – e empatou com o próprio Palmeiras, jogando em Novo Horizonte, por 1 a 1. E, nas quartas de final, após empatar sem gols no tempo normal, eliminou o São Paulo, jogando no MorumBIS, na disputa dos pênaltis: 4×5.

Confira também: