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Clubes apostam em fan tokens para engajar torcida e gerar novas receitas

Que o futebol é o esporte mais popular do mundo, você já sabe. Com centenas de milhões de praticantes e outros bilhões de torcedores, a modalidade é movida por muita paixão e um oceano de dinheiro. Mas da mesma forma que os grandes clubes faturam muito, também precisam investir altas quantias para manter elencos competitivos e toda uma complexa rede de operação em funcionamento.

Para se ter uma ideia do tamanho da brincadeira, o Flamengo, maior clube do Brasil em termos de torcida, receita e custos, gasta R$ 35 milhões por mês somente com sua folha salarial. Em segundo vem o Palmeiras, com R$ 30 milhões, e o Corinthians, com cerca de R$ 21 milhões. 

Haja dinheiro para tantas demandas. Para a maioria dos times da Séria A do Brasileirão, somente o valor arrecadado com a bilheteria dos jogos, direitos de transmissão, venda de jogadores, premiações e patrocínios não basta para fechar a conta.

Assim, os clubes precisam apostar em novas formas de geração de receita para seus cofres. É programa de sócio torcedor aqui, venda de produtos licenciados ali, direito de nomear estádio acolá. A equipe de marketing precisa ser criativa para aproveitar todas as oportunidades do mercado.

Nesse sentido, recentemente os clubes descobriram o mundo cripto como uma nova ferramenta para engajar seus torcedores e diversificar suas fontes de renda. Trata-se dos fan tokens, moedas digitais baseadas na tecnologia blockchain, que oferecem aos torcedores uma forma inovadora de interação e participação nas decisões de seus clubes do coração, enquanto a entidade incrementa seus ganhos.

Ascensão dos fan tokens

O mundo das criptomoedas é relativamente novo. O Bitcoin, primeiro ativo digital lançado no mundo, surgiu somente no último trimestre de 2008, mas causou um turbilhão no mundo das finanças. Milhares de iniciativas surgiram nesse setor, e o fan token foi uma delas.

Grandes clubes europeus, como Paris Saint-Germain (PSG), Barcelona e Juventus, foram pioneiros nessa empreitada, lançando suas próprias moedas digitais em parceria com plataformas como a Socios.com. A moda se espalhou para os quatro cantos do mundo, e no Brasil não foi diferente. Times tradicionais, como Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo e São Paulo embarcaram nessa onda, lançando projetos com boa aceitação entre os torcedores.

Mas qual a vantagem em adquirir um desses ativos?

“Os fan tokens representam uma nova era de engajamento”, afirma Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz, empresa por trás da plataforma Socios.com, um dos principais players desse mercado. “Eles permitem que os torcedores tenham uma voz mais ativa no clube, participando de votações e ganhando recompensas exclusivas“, explica.

Funcionamento e benefícios

Os fan tokens estão disponíveis em diversas plataformas de negociação de criptomoedas. Para atrair o interesse de potenciais compradores, os clubes oferecem a oportunidade para que os detentores de suas moedas digitais possam, por exemplo, votar em determinadas decisões internas, como a escolha do design de uniformes, músicas que tocam no estádio e até mesmo em aspectos relacionados à gestão e marketing do time. Além disso, os detentores de tokens frequentemente têm acesso a experiências exclusivas, como encontros com jogadores, ingressos VIP e produtos oficiais autografados.

“Os tokens permitem uma interação que vai além da simples torcida”, afirma Rodrigo Capelo, jornalista especializado em negócios do exporte na SporTV. “Eles criam uma conexão emocional mais profunda e, ao mesmo tempo, oferecem novas oportunidades de monetização para os clubes”.

Impacto econômico

A venda de fan tokens se mostrou uma estratégia lucrativa para alguns clubes. O PSG, por exemplo, arrecadou milhões de euros com a venda de suas criptomoedas. No Brasil, o Atlético Mineiro gerou cerca de R$ 12 milhões com a venda inicial do GaloCoin, mostrando o potencial econômico dessa nova tecnologia.

Mas isso não significa que o sucesso inicial seja garantia de ganhos no futuro. Assim como o mercado de cripto tradicional, os fan tokens também enfrentam alta volatilidade, gerando incertezas tanto para os clubes quanto para os torcedores. Além disso, esses ativos ainda estão longe de serem os produtos mais interessantes para se investir no mundo digital (confira as melhores criptomoedas para 2024). Sem contar questões relacionadas à regulamentação desse mercado, que pode influenciar o avanço dessa inovação.

“É importante que os clubes eduquem seus torcedores sobre os riscos e benefícios dos fan tokens”, alerta Fernando Ferreira, diretor da consultoria Pluri. “A transparência e a comunicação clara são essenciais para manter a confiança dos fãs”.

Embora ainda existam desafios a serem enfrentados, essa inovação promete se consolidar como uma ferramenta valiosa no arsenal dos clubes, com potencial transformador na experiência dos fãs e no panorama econômico do esporte.

Clubes brasileiros que lançaram fan tokens

 

Atlélico Mineiro

O clube de Belo Horizonte apresentou a GaloCoin em parceria com a plataforma Footcoin. Serão emitidas até 1 bilhão de tokens, que são aceitos na compra de ingressos, produtos oficiais do clube, etc.

Fortaleza

A equipe cearense lançou a LeãoCoin também pela Footcoin. A moeda é aceita na compra de ingressos, produtos licenciados, além de pagamentos em empresas parceiras.

Corinthians

O Timãocoin é outra criptomoeda desenvolvida em parceria com a Footcoin. Com ela, torcedores têm acesso a produtos e serviços de parceiros e podem realizar operações financeiras com vantagens especiais.

Flamengo

O rubro-negro criou sua criptomoeda juntamente com a plataforma Socios.com. Com ela, seus detentores podem comprar produtos da marca do clube e participar de decisões e votações em relação a diferentes experiências.

São Paulo

Para desenvolver o seu fan token, o São Paulo fechou patrocínio com a Bitso, plataforma líder em criptomoedas na América Latina. Torcedores detentores de $SPFC terão um espaço exclusivo nas arquibancadas e o direito de participarem de ações especiais promovidas pelo clube.

Palmeiras

O alviverde paulista lançou o token $VERDAO, que oferece benefícios como participar de decisões sobre design de produtos, numeração de camisas e recompensas exclusivas.

Santos

O token do Peixe permite que seus torcedores participem da vida do clube, tenham experiências exclusivas e ganhem recompensas.