Campinas, SP, 10 (AFI) – O Guarani recebeu o São Bernardo no Brinco de Ouro da Princesa, e acabou derrotado por 1 a 0. Pedro Felipe marcou o único gol do confronto da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C que mantém de pé o tabu do time de Campinas nunca ter vencido o rival em três empates e agora cinco vitórias do time abecedista.
A quarta derrota em cinco jogos mantém o Guarani apenas na 16ª colocação, com três pontos, enquanto três dos quatro adversários da zona de rebaixamento ainda jogam na rodada. O resultado provisoriamente coloca o São Bernardo no G-8, alcançando oito pontos e a sétima colocação.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
SÃO BERNARDO ABRE O PLACAR
Alan Santos foi a surpresa entre os onze iniciais, ganhando a vaga de Lucas Rafael, e estreando em 2025 depois de se recuperar de lesão. Mesmo tendo a bola nos pés, o Guarani viu o São Bernardo chegar com perigo logo aos cinco minutos, quando Rafael Forster soltou uma pancada na cobrança de falta ensaiada, mas Andrey fez a defesa.
As jogadas do São Bernardo, que se impôs no Brinco de Ouro, eram criadas todas pelo lado direito, com muita participação de Hugo Sanches. Na primeira chegada pela esquerda, aos 12 minutos, Felipe Azevedo lançou Foguinho na linha de fundo. O meio campista dominou e soltou uma pancada na direção da pequena área. A bola carimbou Pedro Felipe e morreu no fundo da rede, abrindo 1 a 0.
Felipe Azevedo recebeu na área em chance de marcar o segundo aos 18, mas Andrey defendeu. Enquanto construir jogadas foi uma problemática do Guarani, o time tentou acertar uma marcação pressão para surpreender o adversário.
Antes do intervalo, o time de Campinas quase empatou quando Isaque girou e bateu, mas a bola foi fora. A resposta do São Bernardo teve Hugo Sanches cruzando e Andrey fazendo grande defesa após desvio. Em seguida, Felipe Azevedo desferiu uma cabeçada firme e voltou a assustar, mas a bola foi fora.
GUARANI MELHOR NO JOGO
O segundo tempo começou com chuva forte, e o Guarani voltou com duas mudanças. Lucas Justen e João Victor entraram nos lugares de JP Galvão e Anderson Leite, dupla que teve dificuldade pra entrar no jogo durante a primeira etapa, mudando a plataforma de jogo para um 4-4-2, com Deni Junior e Isaque atuando na referência de ataque.
João Victor teve muita participação na construção da equipe, e acabou responsável também por criar oportunidades, a primeira pra fora, e em seguida chutando colocado uma bola que beijou o travessão. Aos 19, Rafael Bilu bateu de fora e deu trabalho, mas Júnior Oliveira foi buscar.
DESANDOU!
Melhor na partida e com o gol amadurecendo, o Guarani voltou a levar um balde de água fria. Aos 22 minutos, Nathan derrapou no gramado, derrubou Emerson Santos em um lance de força excessiva e recebeu cartão vermelho direto. Como já tinha sido amarelado, e o terceiro da série no torneio, o volante vai acabar cumprindo duas rodadas de suspensão.
Marcelo Fernandes remontou o meio de campo com Mateus Sarará no lugar de Isaque, enquanto Ricardo Catalá renovou o gás do São Bernardo com quatro trocas, uma no meio de campo e as demais remontando o trio de ataque.
TABU SEGUE DE PÉ
Mesmo com um a menos, o Guarani tentou buscar o gol de empate, mas teve dificuldades com a linha de cinco defensiva estabelecida pelo adversário. Com o resultado, o tabu de nunca ter vencido o São Bernardo segue de pé, agora com cinco vitórias do time da região do ABC.
AGENDA
O Guarani volta a campo no próximo sábado (17), às 17h, em visita ao Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte (CE). O São Bernardo encara o Caxias no domingo (18), às 16h30, no Primeiro de Maio.