NOTÍCIAS

“HumanizAção Inverno” acolhe 30 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (9) – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção Inverno” iniciaram suas ações na tarde de quinta-feira (9), percorrendo, até a madrugada desta sexta-feira (10), 18 pontos na cidade. Ao todo, 61 pessoas em situação de rua receberam abordagens especializadas, sendo que 30 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são oferecidos serviços essenciais, tais como: alimentação completa, banho quente, cuidados com a higiene, roupas limpas e pernoite.

Foram visitados os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes; Rodoviária; Avenida Cel. Nogueira Padilha; Alameda Augusto Severo; Rua Álvares de Azevedo; Rua Moacyr Figueira; Rua Cônego Januário Barbosa; Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, Km 80; Rua Santo Amaro; Avenida  Antônio Carlos Comitre;  Avenida Armando Pannunzio; Avenida Dr. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo; Avenida Itavuvu; Avenida Comendador Pereira Inácio;  Rua Chile;  Rua Vicente Latorre Neto e Rua Alcindo Guanabara.

O programa é realizado de forma integrada, reunindo equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos, pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM. Outra forma de contato é pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia.

Nestes dias mais frios do ano, também estão sendo acolhidos os animais de estimação que estejam na companhia das pessoas atendidas ou que estejam abandonados. As ações são feitas pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Diante disso, outra forma de colaborar é doando rações, roupinhas e até casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.