NOTÍCIAS

Sem dérbi campineiro na 1ª fase, FPF sorteia os Grupos do Paulistão 2024


São Paulo, SP, 16, (AFI) – Nesta quinta-feira, em evento realizado no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a FPF definiu os grupos do Campeonato Paulista Sicredi 2024. O estadual terá inicio no dia 21 de janeiro e a final prevista no dia 7 de abril.

Por terem caído no mesmo, Ponte Preta e Guarani não se enfrentarão na primeira fase. Porém, caso avancem, a dupla medirá forças nas quartas de finais.

2024 será um ano olímpico e paraolímpico e a FPF dez um intercâmbio com as modalidades. Foram convidados torcedores e atletas paraolímpicos para realizarem o sorteio das chaves.

GRUPOS

A – Portuguesa; Santo André; Ituano; Santos.

B – Ponte Preta; Guarani; Água Santa; Palmeiras.

C – Inter de Limeira; Mirassol; Red Bull Bragantino; Corinthians.

D – Novorizontino; Botafogo-SP; São Bernardo; São Paulo.

FORMATO

A fórmula utilizada é a mesma utilizadas nas últimas temporadas. São quatro grupos, com quatro times que se enfrentam fora dos grupos.

Ao final de 12 rodadas, as duas equipes de pior campanha geral são rebaixados e os dois primeiros de cada enfrentam-se nas quartas de finas em jogo único, assim como nas semifinais, que terão os confrontos definidos de acordo com as campanhas na somatórias das fases; já a grande decisão será em jogo de ida e volta.

Os cinco primeiros colocados gerais terão vaga garantida na Copa do Brasil de 2025.

Novamente nesta edição haverá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, da fase de grupos à final. A bola da Penalty, a S11 Ecoknit, que será usada em 2024 será a mais sustentável do mundo, de acordo com a FPF.

Ela é elaborada com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana de açúcar e tecido reciclável obtido por meio de garrafas pet. Até hoje, a parceria entre Penalty e FPF resultou na reciclagem de mais de 230 mil garrafas, entretanto, até o final da temporada 2024, o número deve superar as 250 mil, levando em conta a produção de bolas que serão utilizadas nas competições da federação.

PREMIAÇÃO

Os valores ainda não foram revelados, mas a FPF promete que o Paulistão 2024 terá a maior receita de patrocínio com direitos de transmissão da história da competição. Além disso, o campeonato tem os naming rights vendidos para a Sicredi; o mesmo vale para todas as demais competições organizadas pela FPF. Em 2023, com o 25º título Estadual, o Palmeiras acumulou R$ 20 milhões com premiação.

Para o sorteio, a FPF chamou atletas olímpicos e paralímpicos, com base na ideia de que 2024 será um ano importante para o esporte brasileiro. Dois para cada cabeça de chave que, além de atletas, também são torcedores. Entre eles, o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro, Verônica Hipólito, Arthur Zanetti e Hugo Hoyama.

Todos os jogos terão o auxílio do árbitro de vídeo, o popular VAR.

TRANSMISSÃO

Neste ano o Paulistão terá como novidade a parceria com a Cazé TV no Youtube, Record TV, TNT Sports, HBO Max

O Placar FI e o Portal Futebol Interior farão cobertura completa do Paulistão 2024.