NOTÍCIAS

São Bernardo 1 x 0 Corinthians

São Bernardo do Campo, SP, 27 (AFI) – Nem a vantagem de ter um jogador a mais desde os 13 minutos do primeiro tempo foi capaz de extrair um futebol melhor do Corinthians neste sábado. O time comandado por Mano Menezes não soube aproveitar a expulsão precoce de Rodrigo Souza e foi derrotado por 1 a 0 pelo São Bernardo, em jogo da terceira rodada do Paulistão, no Estádio Primeiro de Maio.

Envoltos em turbulência, os corintianos continuam com três pontos no Grupo C, em segundo lugar, e podem cair para a última posição ao fim da rodada.

O cenário preocupante se constitui a poucos dias de um clássico com o São Paulo, marcado para as 19h30 da próxima terça-feira, na Neo Química Arena. Por isso, nos minutos finais do jogo deste final de semana, os torcedores alvinegros, que antes fizeram um protesto contra o alto preço dos ingressos para a partida, cantavam “Terça-feira é guerra!”.

CORINTHIANS COM NOVIDADES

Mano escalou um time com novidades, ainda sem o meia Rodrigo Garro, impossibilitado de ser registrado em razão do impasse entre a diretoria corintiana e o Talleres, da Argentina. Enquanto Garro não estreia, o treinador busca soluções para o seu improdutivo meio de campo. Desta vez, sacou Matheus Araújo, titular nos dois primeiros jogos, para colocar Fausto Vera no setor, ao lado de Raniele, Maycon e Rojas.

Surpreendeu a ausência de Romero, que deu lugar a Wesley, mas a principal novidade foi a estreia do lateral-esquerdo Diego Palácios, substituindo Hugo. O equatoriano mostrou qualidade no apoio ao ataque e entrosamento com Wesley para incomodar a defesa adversária durante os primeiros minutos. Mais para frente, contudo, participou de uma falha generalizada que deixou o Corinthians em desvantagem no placar.

O erro foi caro porque o time da capital estava com um jogador a mais, já que a equipe da casa teve Rodrigo Souza expulso logo aos 13 minutos, por causa de carrinho em Rojas. A decisão foi tomada após consulta ao monitor do VAR. Os corintianos conseguiram se aproveitar da superioridade numérica até certo ponto.

GOL DO SÃO BERNARDO

Estavam melhor no jogo quando Rojas perdeu a bola no meio e permitiu o avanço do São Bernardo com Tocantins, que chamou três marcadores e soltou para Lucas Lima enfiar nas costas de Palácios. Vitor Ricardo recebeu e encontrou Silvinho, livre pela direita, para colocar na rede.

O gol fez tudo desandar e expôs um Corinthians muito frágil, perdido no meio-campo. Com um a menos, o São Bernardo ficou perto de fazer o segundo após troca de passes encerrada com corta-luz de Silvinho e finalização de Lucas Lima na trave. Um tipo de jogada inimaginável de ser executada pelo time de Mano Menezes, dedicado a cruzamentos infrutíferos e correrias desordenadas. A falta de perspectiva era tanta que o treinador nem esperou o fim do primeiro tempo para tirar o zagueiro Caetano e colocar Romero.

SEGUNDO TEMPO

A equipe alvinegra voltou para o segundo tempo sem Palácios, que se machucou no final da etapa inicial, e Rojas, por opção técnica. Hugo e Matheus Araújo, titulares nos jogos anteriores, entraram. Mano tinha Breno Bidon, Arthur Sousa, Kayke, Léo Mana e João Pedro, campeões da Copinha, como novas opções, mas preferiu não utilizar os garotos em um primeiro momento.

Nos primeiros minutos após o intervalo, o treinador viu Romero perder um gol cara a cara e Matheus Araújo isolar a bola no rebote após cabeceio perigoso de Raniele, além de respirar aliviado com uma defesa de Cássio quase dentro do gol.

O Corinthians continuava apostando em jogadas pelo lado que não terminavam bem. Enquanto sinalizadores acesos por torcedores corintianos queimavam na arquibancada, o que forçou a paralisação da partida por alguns minutos,

Mano decidiu apostar em Arthur Sousa, autor de um hat-trick na semifinal da Copinha. O jovem centroavante de 20 anos substituiu Yuri Alberto e teve poucas oportunidades de ser o herói que foi no torneio de juniores. Nem ele nem qualquer outro jogador corintiano conseguiu evitar a derrota alarmante.